domingo, 14 de julho de 2013

Bandeira Verde

Eterno Campeão

Maior piloto de todos os tempos, Ayrton Senna tinha um compromisso inalienável com a vitória! 

Costumava dizer que o segundo colocado nas corridas era apenas o primeiro perdedor. Essa postura - absolutamente capaz, focada e incansável - poderia até pender para a arrogância, porém, acabou servindo de exemplo e inspiração, influenciando positivamente toda uma nação.

Por esse motivo não poderia lhe negar mais uma ...

Pole Position
  

Unindo as múltiplas "fissuras sobre rodas", agito a Bandeira Verde para outro projeto na grande rede, que representa a mais antiga das minhas paixões: miniaturas !

Ganhei o primeiro exemplar quando tinha cinco anos - um trator com caçamba - que suportou sozinho incontáveis brincadeiras e resiste até hoje, com exceção da cabeça do tratorista.

Aos oito anos comecei a coleção propriamente dita, graças a vários exemplares presenteados por meu cunhado / amigo / irmão Edson Brandão, adquiridos durante uma longa viagem com a família pela Europa.

Muitos anos e incontáveis tentações depois, a escala começou a aumentar, chegando à fase que apelidei de "maxiaturas" ou "modelos em escala real": fui apresentado ao antigomobilismo. 

Profundo admirador do automobilismo, comecei brincando com autorama (modelismo de fenda), passei para os rádio controlados - elétrico e combustão, relaxei com o plastimodelismo e me realizei com as competições de Rallye. Claro que as estantes refletiam essa paixão pelos veículos de competição.

Hoje defendo a idéia de  que todos esses segmentos são - na verdade - um só, pois as miniaturas representam os designs, os mitos, as raridades, as competições e, principalmente, o registro histórico de cada ação ou fato que deixam marcas nesse imenso universo sobre rodas.

Esse é o conceito original do blog - Miniaturas e "Maxiaturas" - ou simplesmente ... 

Mini Max

Mas vamos voltar ao nosso grande campeão e sua fantástica McLaren com as cores da Marlboro.

Modelo: 
McLaren MP 4/4, marca Lang - Alemanha, escala 1:18, fabricada na China


O PRIMEIRO modelo é o inesquecível MP4/4 de 1988, motor V6 turbo - último ano dos "caracóis" na F1 - que garantiu o PRIMEIRO título mundial de Senna, exatamente na terra da Honda.


 O icônico capacete amarelo, no controle da McLaren número 12, era um delírio para os fãs e um pesadelo para os que viam a cena pelo retrovisor de um F1 concorrente.

Aquela corrida no Japão teve um sabor ainda mais especial, pois o título veio após imprevistos e confusões dignos de algum roteiro hollywoodiano.

Após mais uma pole position "mágica", o motor Honda apagou na largada e levou ao desespero toda uma legião que estava acompanhando a corrida durante a madrugada. Quando a motor "pegou no tranco", aproveitando o grid em descida de Suzuka, Senna já estava em 14º lugar.

Logo o desânimo virou êxtase, com Magic Senna fazendo uma corrida se recuperação que beirou a impossibilidade, fechando a 1ª volta em oitavo lugar. Na 20ª volta já estava em segundo lugar, atrás apenas de Alan Prost, que imaginava já ser o campeão diante do "probleminha" de Senna.


Na 27º volta esse foi o ângulo que Prost "ganhou", após uma belíssima ultrapassagem de nosso Eterno Campeão, mesmo possuindo um bólido igual e tendo arrancado 13 carros de vantagem. 

Realmente uma corrida ímpar e um carro histórico !



Nenhum comentário:

Postar um comentário